

Felipe Trotta
Coordenador | felipetrotta@id.uff.br
Som e música no trabalho: desigualdade, saúde e precarização nos ambientes de trabalho
O projeto tem como objetivo o levantamento de dados e interpretação sobre as percepções subjetivas dos trabalhadores e trabalhadoras sobre o ambiente sonoro no local de trabalho. Buscando associar a sonoridade dos locais de trabalho a aspectos mais amplos da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, a pesquisa deverá interpretar de que forma a presença ou não de som e música no trabalho se relaciona com vetores de hierarquização social, produzindo ou consolidando desigualdades.
Financiamento: CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa); FAPERJ (Cientista do Nosso Estado)

Arianni Souza Brito
Mestrado | ariannibrito@gmail.com
Vá com Deus! – a recepção da música evangélica em ônibus de São Gonçalo
O projeto visa sondar a recepção da música gospel evangélica em ônibus do município de São Gonçalo, localizado na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa participará do esforço de aprofundamento do instigante debate sobre os usos da música em espaços públicos, bem como sobre os desdobramentos socioculturais do manifesto crescimento da representatividade evangélica, em nosso país nas últimas décadas.

Ayla Pinheiro Gomes
Doutorado | ayla_pg@id.uff.br
Cultura de fãs e economia informal: análise da cadeia produtiva de produtos não-oficiais de artistas da música popular midiática no Brasil
Meu projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a cadeia produtiva de produtos concebidos para fãs de artistas da música pop brasileira e internacional, tais como camisetas, faixas, botons, entre outros, a fim de compreender modos de criação, produção, circulação, divulgação e consumo desses produtos, sobretudo antes de apresentações ao vivo em turnês e festivais.

Beatriz Costa
Doutorado | beatrizzcosta8@gmail.com
RITMOS DA CIDADE: ANÁLISE DA REDE DE TRABALHO DOS BAILES FUNK CARIOCA
O projeto tem como objetivo investigar a rede de trabalho que envolve as festas e os bailes funk nas favelas do Rio de Janeiro, analisando seu papel como ecossistema cultural e econômico e explorando como esses eventos impactam a vida das comunidades envolvidas. Além disso, busca-se compreender como o som e a música desses eventos afetam a vida desses trabalhadores, uma vez que estão expostos a estes cotidianamente

Daniel Paiva
Mestrado | daniel_paiva@id.uff.br
Luz, Camera e… DJ!: O baile periférico na ficção audiovisual
Estudo do enquadramento feito pelas narrativas de ficção audiovisual, de ampla circulação, sobre o território do baile periférico. Observando os traços discursivos, assim como suas variações, entre diferentes obras do cinema e da ficção seriada.

Eduardo Eugenio Asterito Baptista
Mestrado | eduardoeugenioasteritobaptista@gmail.com
“o cafona é universal”: a carreira internacional do cantor Nelson Ned (1961-1985)
Investigar a carreira internacional do cantor e compositor cafona Nelson Ned (1947-2014) durante a vigência das ditaduras militares na América Latina a partir da recepção da imprensa brasileira sobre a estética cafona e o nanismo.

Évila Dantas
Graduanda | eviladantas@id.uff.br

Gabriel Dias
Mestrado | gmmdias20@gmail.com
Malandro de condomínio
O trabalho busca contribuir para o debate acadêmico sobre música popular, analisando mais especificamente a prática do samba que tem se consolidado no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Feita por pessoas brancas pertencentes a elite sócio-econômica e com faixa etária mais alta, esse grupo revela importantes atravessamentos étnicos e de classe social em relação ao imaginário do que é ser sambista carioca.

Karoline Benicio
Mestrado | karolinebenicio@id.uff.br
Funk Business: Modelo de Negócio e Estratégias de Comunicação do Funk Paulista
A indústria de música se transformou com força total com a chegada das plataformas digitais e novas tecnologias/materialidades. A música periférica, com ênfase para o funk de São Paulo, colheu muitos bons frutos desses avanços, tornando-se um mercado gigante e bilionário. Sob o ângulo das gravadoras/produtoras, pretendemos analisar as estratégias de comunicação utilizadas ao longo dos anos, bem como o modelo de negócio dessas empresas.

Igor Fernandes Pinheiro
Doutorado | igorfernandespi@gmail.com
Na ponta da baioneta: dos bailes aos festivais contraculturais no Brasil
O estudo investiga os atores históricos relacionados à música e à contracultura no Brasil. Uma ênfase particular é dada aos locais de interação social frequentados por adeptos e artistas, notadamente os festivais contraculturais, que se destacaram especialmente na década de 1970.

Laura Sánchez
Mestrado | laurasanchez0803@hotmail.com
“Musica afrodiasporica como discurso politico popular en Latinoamerica- Escenarios convergentes”
Mi investigación está enfocada en estudiar y analizar el discurso politico en canciones que hicieron parte de dos festivales importantes en la ciudad de Cali, Colombia. La finalidad es analizar la fluctuación que, por medio de los discursos politicos representados en letras musicales han transformado los festivales mencionados anteriormente y han abierto procesos sociales importantes en Colombia, como por ejemplo el cambio de regimen politico.

Ledson de Oliveira Chagas
Pesquisador Associado | ledsonchagas@gmail.com
Constituição de identidade e expressão de valorações em contextos da música popular massiva contemporânea e na história social da música popular
A pesquisa aborda indícios sobre a relação entre produção e consumo musical e constituição de subjetividade/identidade/self, tanto em contextos contemporâneos quanto a partir de bibliografia historiográfica. Expressões de valoração sobre produções musicais e sobre modos de consumo, nos dois citados contextos, são enfatizadas nesta pesquisa.

Luiz Ribeiro Fonseca
Doutorado | pwluiz@gmail.com
Ideias “plurifônicas” para adiar o fim do mundo: Música, som e crise climática na América Latina
A pesquisa investiga diferentes maneiras com que músicos, ativistas e outros atores reelaboram musical e sonoramente a questão indígena e ecológica no continente, nomeadamente através da produção, circulação e recepção de artefatos acústicos em diversos “meios”, como a indústria musical e os protestos contra o aquecimento global. Exemplos vão desde a obra de Kaê Guajajara a organizações como Coalização pelo Clima.

Pauline Saretto
Doutorado | pauline.saretto@gmail.com
O prazer pelo fracasso e a ruptura de performances generificadas das divas pop.
Seus interesses de pesquisa são voltados para questões de gênero, feminismos, estudos de performance, cultura pop em geral, música, cultura do cancelamento e fracasso.

Rafael Moreira
Mestrado | rafaelst.moreira@gmail.com
‘O samba é que me faz’: diáspora, modernidade e subversão em ação na música das escolas de samba.
Investigo os sambas-enredos das escolas de samba e sua relação com a formação de uma compreensão de negritude na experiência afrodiaspórica. A partir da musicalidade e do discurso das escolas e o caso Beija-flor de Nilópolis, analiso como o gênero musical se apresenta como elaborador e articulador de consciências, pautando cosmovisões e influências que permeiam a trajetória negra e suburbana, capaz de negociar temporalidades e territorialidades.

Rafael Zincone
Pesquisador associado | rafaelzincone@gmail.com
“Música de sucesso e subjetividade neoliberal no Brasil recente:
Individualismo e empreendedorismo de si mediados por vetores sonoros”
O presente projeto visa levantar dados e interpretar a música como um agente formador de subjetividade neoliberal no Brasil contemporâneo. Associando expressões musicais populares a uma ideologia individualista baseada no empreendedorismo pessoal, a pesquisa analisará como esses valores se refletem em gêneros musicais de grande audiência recente no país: o sertanejo universitário e as vertentes pop do funk.

Schneider Souza
Pesquisador Associado | schneidersouza@gmail.com
YouTube e Trabalho plataformizado de artista de game music
A pesquisa intenciona investigar o modo como é produzido o trabalho de artistas de game music no YouTube, desenvolvendo questões pertinentes a plataformização da prática musical. Dentro disso, a pesquisa pretende demonstrar as dificuldades vividas por esses sujeitos durante essa prática, observando as potencialidades e problemas do trabalho musical plataformizado.

Vitória Canto Suter Lins da Silva
Mestrado | vitoriacanto@id.uff.br
Tamborzão: O funk pra Xangô dançar
A pesquisa propõe a análise da influência dos toques de terreiro na formação da sonoridade do funk tamborzão, a partir da perspectiva de centralidade da música nos espaços de terreiro para compreender a incorporação desses toques na música brasileira, principalmente no funk.
